top of page
Buscar
  • Foto do escritorTerritory Beauty Center

A Esterilização e os Cuidados com os Instrumentos Usados por Manicures, Pedicures e Podóloga


Para evitar contaminações e transmissão de doenças, todos os atendimentos no Territory Beauty Center recebem os instrumentos em um envelope fechado e que é aberto na presença da cliente ao início dos serviços. Este envelope contendo os instrumentos passou por um rigoroso processo de esterilização.


Apresentamos aqui o processo e controle para esterilização dos instrumentos em nosso salão de beleza.


Iniciando entendimento do processo pelo fim de cada atendimento, as profissionais levam os instrumentos usados até o local de lavagem. Estes são armazenados em recipientes específicos denominados "MATERIAL PARA LAVAR", além disso a profissional registra o depósito numa planilha de controle. Veja um exemplo de instrumento lacrado em envelope de esterilização na figura 1.



Instrumentos de manicures e pedicures em processo de esterilização.
Figura 1. Acima: Instrumentos lacrados no envelope de esterilização. Abaixo: indicador químico lacrado em envelope de esterilização.

Os instrumentos são então lavados no tanque, secados com papel toalha e colocados em envelopes identificados com "nome do profissional", "data" e "lote" de esterilização. Esta última informação fica em branco inicialmente e será preenchida quando houver definição do ciclo de esterilização.


Junto ao tanque estão disponíveis EPIs (equipamentos de proteção individual) para uso pelos profissionais. Veja os EPIs na figura 4.


Os envelopes são armazenados em recipientes específicos denominados "MATERIAL LAVADO" aguardando na fila para esterilização.


Quando fecha o lote, os envelopes são colocados na autoclave juntamente com um indicador químico que acompanha o ciclo. Este indicador também vai dentro de um envelope. Na figura 1 pode ser visto o indicador químico dentro do envelope, enquanto que na figura 2 podem ser vistos todos os instrumentos envelopados já dentro da autoclave.


Envelopes e indicadores químicos na autoclave
Figura 2. Envelopes e indicadores químicos na autoclave

Vale lembrar que também é utilizada um quantidade específica de água deionizada para geração de vapor em cada ciclo.


Após o fim do ciclo, os envelopes são armazenados em recipientes específicos denominados "ESTERILIZADOS".


É então feito o registro da esterilização numa ficha onde são colados dois indicadores, um do próprio envelope e o outro é o indicador químico. Veja na Figura 4.


Finalmente é feita a devolução para o profissional e feito também controle de movimentação dos instrumentos. Assim, os instrumentos estão devidamente esterilizados eliminando quaisquer riscos para as clientes.



Frascos na incubadora para teste biológico
Figura 3. Frascos contendo reagentes biológicos na incubadora.

Além dos indicadores que acompanham cada ciclo de esterilização na autoclave, uma fez ao mês é realizado um teste biológico. Neste teste, apenas um frasco do kit de teste biológico é colocado no ciclo da autoclave e também nenhum instrumento participa deste ciclo. Após o ciclo na autoclave, o frasco que passou pelo ciclo e outro que não passou pelo ciclo são colocados numa incubadora para verificar a eficiência de esterilização da autoclave. Veja ambos os frascos na incubadora na figura 3.






Fichas de indicadores químicos, fichas de teste biológico com autoclave e equipamentos de segurança.e incubadora.
Figura 4. Superior: Ficha de controle com indicadores químicos. Inferior: Ficha de controle de teste biológico e equipamentos de segurança.

O resultado do teste biológico também é registrado na Ficha do Teste Biológico conforme mostrado na figura 4. Caso não passe no teste, o que nunca aconteceu conosco, a autoclave deve ser levada imediatamente para manutenção para que o problema seja resolvido. É válido dizer que temos uma autoclave reserva para essas situações, visto que os ciclos ocorrem diariamente. E de tempos em tempos a autoclave também vai para revisão programada.


Assim, com toda confiança e segurança garantimos a qualidade na esterilização dos instrumentos.



Quer verificar esse processo mais de perto? Fique a vontade para pedir a nossa recepcionista apresentar as fichas de controle dos lotes de esterilização, assim como os controles dos testes biológicos. Teremos satisfação em apresentar e mostrar todo o cuidado que temos nos bastidores para que a cliente seja atendida com segurança.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page