top of page
Buscar
  • Foto do escritorTerritory Beauty Center

Problemas de saúde dos pés

Publicado em fox16.com em 20/10/2022.



Dê uma mãozinha aos seus pés! Eles suportam o peso de duas a três vezes o seu peso corporal a cada passo que você dá. E quando você tiver 50 anos, esses pés podem ter andado quase 120.000 quilômetros! Ajude a manter seus pés em forma e aprenda os problemas de saúde comuns que podem afetá-los.


Pé de atleta

Uma infecção fúngica que normalmente aparece entre os dedos dos pés, mas pode ser generalizada. Os fungos que a causam prosperam em condições úmidas, como chuveiros, vestiários, meias e sapatos.


Como evitar: Troque as meias com frequência. Após o banho, seque bem os pés e os dedos dos pés. Use chinelos em chuveiros públicos e vestiários.


Ver mais: Pele seca, com bolhas ou rachaduras. Comichão, ardor e vermelhidão.


Joanete

Uma protuberância dura e dolorosa na base do dedão do pé. Muitas vezes é causado por sapatos apertados que forçam o dedo do pé a dobrar para dentro.


Como evitar: Use sapatos com biqueira larga e profunda. Evite saltos superiores a 2 polegadas.


Ver mais: Dor, inchaço e sensibilidade perto da articulação que piora à medida que o inchaço cresce. Dedos sobrepostos.


Calos e Calosidades

Áreas espessas da pele geralmente causadas por sapatos mal ajustados. Os calos geralmente aparecem nas pontas dos pés, onde os saltos altos aumentam a pressão. Os calos são calos que ocorrem na parte superior dos pés. Eles geralmente se desenvolvem quando os dedos dos pés roçam em sapatos muito apertados ou muito soltos.


Como evitar: Use sapatos com biqueira larga e profunda. Evite saltos superiores a 2 polegadas. Inserções de gel podem diminuir o atrito.


Veja mais: Áreas ásperas e sem brilho da pele. Às vezes levantadas ou redondas, lembrando verrugas.


Dedo do pé em martelo

Ocorre quando um dedo do pé se dobra para baixo na articulação. Geralmente ocorre no centro dos dedos. Pode ser causado por um equilíbrio anormal dos músculos do dedo do pé; trauma; ou sapatos estreitos e pontiagudos.


Como evitar: Use sapatos de apoio com biqueira larga e profunda.


Veja mais: Calos no topo da junta dobrada. Vermelhidão, inchaço e dor.


Unha encravada

Ocorre quando os lados da unha penetram na pele. A causa usual é aparar sua unha em uma curva em forma de dedo do pé. Sapatos apertados também podem ser um fator.


Como evitar: Apare as unhas dos pés em linha reta e não mais curtas do que o topo dos dedos dos pés. Evite cutucar ou rasgar as unhas dos pés. Use sapatos com biqueira larga.


Veja mais: Inchaço e sensibilidade. Vermelhidão, pus e outros sinais de infecção.


Fascite Plantar

Inflamação do ligamento que conecta o osso do calcanhar à base dos dedos dos pés. Causada por esticar o tecido ao longo do tempo. Os fatores de risco incluem excesso de peso, ter um trabalho que exija caminhar ou ficar em pé em uma superfície dura e realizar exercícios de alto impacto, como correr.


Como evitar: Use sapatos com sola absorvente de choque e suporte forte no calcanhar. Aqueça antes do exercício. Perder peso, se necessário.


Veja mais: Dor na parte inferior do pé perto do calcanhar que ocorre com mais frequência pela manhã ou após longos períodos sentado.


Fungo de Unha

Uma infecção fúngica comum sob a superfície da unha. Os fungos que a causam prosperam em áreas úmidas, como chuveiros, vestiários e piscinas.


Como evitar: Troque os sapatos e as meias regularmente. Mantenha os pés secos. Use chinelos em chuveiros públicos. Faça pedicures apenas em salões licenciados que usam práticas sanitárias.


Veja mais: Unhas amarelas e grossas, às vezes com bordas quebradiças e irregulares. Detritos acumulados sob a unha. Marcas brancas no topo da unha.


Verrugas

Causada por um vírus que prospera em áreas úmidas, como chuveiros e vestiários. As verrugas podem aparecer em qualquer parte do pé, principalmente na sola, onde são chamadas de verrugas plantares. Eles podem se multiplicar em clusters.


Como evitar: Troque os sapatos e as meias regularmente. Mantenha os pés secos. Use chinelos em chuveiros públicos e vestiários.


Veja mais: Verrugas duras e planas na sola do pé, muitas vezes com um pequeno centro preto. Verrugas salientes e carnudas em outras partes do pé. Dor quando as verrugas são pressionadas.



Para tratar cada um dos problemas mencionados, procure um profissional de podologia.



2 visualizações0 comentário

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page